BM simula assalto a banco e a transportadora, na noite desta segunda-feira, em Passo Fundo

Ação para treinamento dos agentes ocorre, a partir das 21h30min, em pontos diferentes da cidade

Foto: BM/Divulgação

A Brigada Militar (BM) confirmou a realização, na noite desta segunda-feira, de um treinamento com simulação de assalto a banco em Passo Fundo, no Norte gaúcho. A ação deve se estender entre 21h30min e 23h30min. A corporação alerta a população sobre o evento para eliminar preocupações durante o exercício. Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que vão encenar a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança.

Os “alvos” do assalto simulado serão a agência do Banco do Brasil, na avenida Brasil esquina com a rua Bento Gonçalves, na região Central, e a sede da empresa de transporte de valores Prosegur, na rua Ivo Paim, 244, no bairro Santa Marta.

O exercício vai envolver, ainda, o uso de material explosivo controlado para simular uma barreira em frente ao 3⁰ Regimento de Polícia Montada e ao 3° Batalhão de Polícia de Choque, com o objetivo de impedir a saída dos militares para o combate ao assalto.

A simulação busca colocar em prática o plano tático de reação a ataques semelhantes aos registrados em Criciúma (SC) e Guarapuava (PR) para, assim, estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente em uma eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade. Treinamentos semelhantes já foram realizados em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santana do Livramento.

Além das guarnições da BM, a atividade vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e o auxílio do Corpo de Bombeiros Militares.