Porto Alegre: 4° dose da vacina contra Covid-19 é liberada a pessoas com 39 anos ou mais a partir desta segunda-feira

De acordo com o município, a imunização ocorrer em 25 unidades para as crianças e em outros 35 locais para maiores de 12

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O público apto a receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus vai ser ampliado a partir desta segunda-feira em Porto Alegre. Conforme a prefeitura, pessoas com 39 anos ou mais, imunizadas com a terceira dose há mais de quatro meses, poderão procurar as unidades de saúde para receber o segundo reforço contra a enfermidade. Nesse público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da fórmula aplicada anteriormente.

Ainda segundo o município, por conta do grande número de pessoas dessa faixa etária, é necessário realizar escalonamento. Com isso, a abertura para um público mais jovem depende da quantidade de doses em estoque.

Crianças

A vacinação para crianças a partir de três anos ocorre em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até as 16h). Nos locais, são aplicadas a primeira e a segunda doses.

Adultos

Já a vacinação para a população a partir de 12 anos ocorre em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 35 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Em todos os locais, estarão disponíveis primeira, segunda, terceira e quarta doses.

Gripe 

Em paralelo, a vacinação contra a gripe segue disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Lindoia Shopping.