Começa campanha de multivacinação de crianças e adolescentes em todo país; retorno do virus da pólio preocupa

Em Porto Alegre, doses podem ser encontradas em 123 postos de saúde

Foto: Anselmo Cunha/Prefeitura de Porto Alegre

Assim como em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Porto Alegre começa, nesta segunda-feira, a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é atualizar a caderneta do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Também começa em paralelo a campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos, até 9 de setembro. O Dia D de mobilização nacional contra a pólio é previsto para 20 de agosto.

Em relação à multivacinação, para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, não há meta fixa a ser atingida. Já o público estimado para a vacina contra a pólio é de 66 mil crianças, só em Porto Alegre. Nesse caso, a meta é atingir 95% do público-alvo. Com a ocorrência de casos mundiais de poliomielite, e considerando a baixa cobertura vacinal, há risco de o vírus da doença voltar a circular no país.

Em São Paulo, na manhã deste domingo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga pediu que pais e responsáveis levem crianças para se vacinar. O contingente estimado chega a 15 milhões, de acordo com ele. Queiroga frisou que, nos últimos anos, a cobertura variou entre 70% e 80%, abaixo do considerado ideal.

As vacinas do calendário oficial podem ser feitas de forma concomitante, incluindo a imunização contra a Covid-19. A recomendação é de que a situação vacinal das crianças e adolescentes seja verificada pelos pais ou responsáveis em uma unidade de saúde.

No caso da pólio, crianças com menos de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Serviço
Campanha de multivacinação para menores de 15 anos e de vacinação contra poliomielite (1 ano a 5 anos incompletos) em Porto Alegre
Pontos de vacinação: 123 unidades de saúde

Dados de cobertura vacinal de Porto Alegre (considera-se doses feitas em crianças com um ano de vida) para 2021:
BCG – 95,71%
Pentavalente (3ª dose) – 58,37%
Poliomielite (3ª dose) – 48,46%
Pneumo 10 (2ª dose) – 63,99%
Meningo C (2ª dose) – 61,67%
Rotavírus (2ª dose) – 60,04%
Febre Amarela (1ª dose) – 42,12%
Tríplice Viral (1ª dose) – 55,83%

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile