Novos fiscais estaduais agropecuários tomam posse no RS

Na noite da última quinta-feira (4) os fiscais estaduais agropecuários recém-empossados receberam as boas-vindas em confraternização realizada pela Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) com o apoio do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), em Porto Alegre, na sede do sindicato. O encontro contou com a participação dos novos servidores que vieram de diversas regiões do Estado e do País. Há colegas de Santa Catarina, do Paraná, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, da Bahia e do Maranhão.

“É a realização de um sonho. Estou muito empolgada e querendo começar o quanto antes” disse a veterinária Aline Cavalcanti Pereira da Silva, que veio da Bahia com o marido e a filha de cinco anos. A servidora conta que foram dois anos de estudo para conquistar a aprovação no concurso público. Dos 31 novos fiscais estaduais agropecuários, foi a primeira a tomar posse, no final de julho. Após o treinamento na próxima semana, a fiscal vai atuar na inspetoria de Tuparendi.

A agrônoma Maria Luiza Santos Conti, que há nove anos atuava no Estado na função de analista agropecuária e florestal, é uma das novas colegas da fiscalização agropecuária. “Queria ter a atribuição de fiscal, para ter mais liberdade de ir a campo e ter contato com os produtores, estar mais empenhada na realização das atividades do departamento, coisas que na função de analista eu não conseguia, pois ficava mais na parte burocrática. Estou super feliz”, explica Maria, comemorando o acolhimento recebido pelos colegas de categoria.

Durante a confraternização, o presidente da Afagro, Richard Alves, e o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, conversaram com os novos colegas sobre a importância das nomeações para reforçar a atuação da categoria. Os dois dirigentes se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar no que for necessário. “A chegada de vocês renova a nossa energia e a motivação de fazermos nosso trabalho”, disse Richard aos novos colegas.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Secretaria da Agricultura (Seapdr), Rosane Collares, também marcou presença no encontro. A servidora disse que espera que o governo do Estado chame mais aprovados no concurso, pois ainda há 62 vacâncias.