Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola do macaco

Até agora, 2.004 casos da doença foram registrados no país

Foto: Fiocruz/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro de kit para teste para monkeypox, a varíola do macaco. O pedido, para uso do produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, partiu da empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH).

De acordo com a agência reguladora, a solicitação chegou em 2 de agosto e já entrou em análise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa já havia recebido o pedido de registro da empresa Biomédica. O processo do registro envolve avaliar fabricação, confiabilidade dos resultados e efetividade para o diagnóstico.

Diagnóstico
De acordo com a Anvisa, atualmente o diagnóstico da monkeypox no país é feito por meio de ensaios moleculares de PCR com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de análise clínica, com base em protocolos validados. Essa forma de atuação está regulamentada e é equivalente à aplicada por diferentes países, principalmente quando ocorre epidemia.

Situação no país
Segundo dados do Ministério da Saúde, até ontem, 2.004 casos de varíola do macaco foram registrados no país – 20 deles no Rio Grande do Sul. A pasta acompanha outras 1.962 suspeitas. Até o momento, uma morte se confirmou, em Minas Gerais.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no início da semana que o Brasil vai receber, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola do macaco.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile