RS confirma 20 casos de varíola do macaco em 11 cidades gaúchas

Dois novos casos foram reportados nas últimas 24 horas

Foto: Brian W.J. Mahy/CDC

Com dois novos casos reportados nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 20 infectados com a varíola do macaco, até esta sexta-feira. Os diagnósticos envolvem moradores de 11 diferentes cidades, sendo 13 deles do sexo masculino e sete do sexo feminino. O boletim atualizado da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também notificou 29 casos suspeitos da doença, sob monitoramento. Conforme a Pasta, as ocorrências mais recentes foram registradas em Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Marcos e Viamão.

Porto Alegre segue sendo o município gaúcho que acumula mais registros até o momento, com cinco pacientes diagnosticados com a doença. Segundo a SES, a idade dos pacientes não é divulgada para preservar o anonimato das pessoas.

Foram contabilizados casos positivos de varíola do macaco nas seguintes cidades: Porto Alegre (5), Viamão (3), Caxias do Sul (2), Canoas (2), Esteio (1), Garibaldi (1), Igrejinha (1), Novo Hamburgo (1), Passo Fundo (1), São Marcos (1) e Uruguaiana (1). Além desses, há um caso de paciente que é residente fora do RS, mas que recebeu atendimento médico na capital.

Sintomas e transmissão

A erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas é um dos principais sintomas da doença e pode afetar todo o corpo, incluindo palmas e plantas das mãos e dos pés, órgãos genitais e rosto.

A transmissão acontece por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas contaminadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Vacinas

As primeiras vacinas contra a varíola do macaco devem chegar ao Brasil em setembro. Os imunizantes, fabricados pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, serão adquiridos pelo governo brasileiro por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).