Game vai ajudar crianças com problemas respiratórios

Arte: divulgação

Cinco professores da Universidade Feevale estão envolvidos em um projeto de tecnologia aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital Techfuturo 03/2022. Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a empresa SKA Automação de Engenharia, os docentes Juliano Varella de Carvalho, João Mossmann, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Marta Rosecler Bez e Vandersilvio da Silva ajudarão a criar um jogo voltado a crianças com problemas respiratórios.

O game “Play Blow na Fisioterapia: um jogo virtual para auxiliar crianças em exercícios ventilatórios” começará a ser desenvolvido neste semestre, a partir de uma necessidade constatada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Criança Conceição, de Porto Alegre, onde os pacientes pediátricos possuem resistência aos exercícios ventilatórios propostos durante o tratamento fisioterapêutico hospitalar.

O objetivo é utilizar o jogo virtual, com animações lúdicas, para auxiliar as crianças a realizarem atividades de respiração, visando a melhora da capacidade pulmonar e de educação ventilatória. Isso as ajudará a cantar, nadar e tocar instrumentos de sopro, entre outras tarefas.

O game será direcionado para crianças de três a sete anos, idade em que já obedecem a comandos verbais. A ideia inicial é que o dispositivo seja instalado em celulares, onde o paciente assoprará através de uma interface, que será responsável por captar o padrão ventilatório. Dessa forma, os dados analógicos serão transformados em dados digitais, que, combinados com movimentos de inspiração ou expiração, implementarão as ações dentro de jogo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile