Chamadas abusivas caem 55% após ação da Anatel em telemarketing

Agência determinou uma série de medidas para coibir abusividade e uso de robocalls

Foto: André Ávila/CP Memória

O volume de chamadas telefônicas de duração curta registrou uma queda de 55% após a ação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que em junho determinou uma série de medidas para coibir o telemarketing abusivo e o uso de robocalls. O número dessas chamadas curtas caiu de 1,21 bilhão, na semana de publicação da cautelar, para cerca 550 milhões, na semana de 10 a 16 de julho, aponta um relatório parcial divulgado pela Anatel.

Na decisão de junho, a agência fixou a adoção, em 15 dias, de providências para cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem a efetiva comunicação.

Após esse prazo, as operadoras ficaram autorizadas a bloquear as chamadas, pelo período de 15 dias, de empresas que fazem 100 mil ligações ou mais, com duração de até 3 segundos, dentro de um mesmo dia.

De acordo com a Anatel, após o período de adaptação, 186 usuários tiveram bloqueados os recursos de telecomunicações, pelo prazo delimitado (15 dias), por infringirem o limite de 100 mil chamadas curtas por dia. Esses usuários, juntos, realizaram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas no período.

Nessa quinta-feira, o Conselho da Anatel determinou que a área técnica do órgão estude a proposição de um código específico para chamadas de cobrança, a exemplo do 0303, já adotado para o telemarketing.

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