Câmara homenageia mulheres negras que se destacaram por representatividade e combate ao racismo na capital

Evento integrou calendário de ações preparatórias para a edição deste ano da Semana da Consciência Negra

Foto: Reprodução / Luciana Dornelles Ramos

Um grupo composto por 31 mulheres negras que contribuíram para a valorização da cultura afro-brasileira na capital, e para o enfrentamento ao preconceito racial, recebeu homenagens, no início da noite desta sexta-feira, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. Promovido pela Comissão Preparatória para Semana da Consciência Negra, o evento fazia alusão ao ‘Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra’ e ao ‘Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha’, além de integrar o calendário de ações preparatórias para a edição deste ano da Semana, oficializada em 27 de dezembro de 1991 em Porto Alegre através de uma lei municipal.

“Hoje acontece a cerimônia de entrega de diplomas em homenagem à mulheres negras que se destacaram em sua atuação para o enfrentamento do racismo e para aumentar a representatividade da população negra”, disse Rita Becco, membro da comissão e uma das coordenadoras do evento, à Rádio Guaíba. “Esta é uma ação preparatório para a Semana da Consciência Negra de Porto Alegre, que acontece em novembro”, complementou.

“Para mim, esta homenagem é de um tamanho que não consigo mensurar com palavras. Existem muitas mulheres potentes no RS e em Porto Alegre, e, dentre tantas pessoas incríveis homenageadas, é emocionante ter o meu nome citado”, declarou a aeromoça Kenia Aquino Garcia, uma das homenageadas durante o evento. “Procuramos fazer trabalhos em coletivo para poder honrar nossas lutas e a nossa etnia, para poder honrar o que representa ser uma mulher negra nesta sociedade tão machista, racista e tão adoecida socialmente”, enfatizou a diretora da organização ‘ODABÁ Associação de Afroempreendedorismo’ e líder do ‘Quilombo Aéreo’, grupo sediado em Belo Horizonte que visa trazer visibilidade a tripulantes negros em todo o país.

Em julho, a Rádio Guaíba reportou as denúncias que Kenia Aquino havia feito em vídeo,  publicado em redes sociais, contra um motorista da empresa ’99app’. A aeromoça relatou ter sido alvo de xingamentos racistas proferidos pelo funcionário do aplicativo em caso registrado em boletim de ocorrência sob investigação na Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre. Na noite desta sexta, pelo fato de Kenia estar trabalhando, em voo, a família recebeu o diploma presencialmente, em nome da aeromoça.

“É muito importante termos o reconhecimento de nossas batalhas”, afirmou Luciana Dornelles Ramos, também homenageada na solenidade. “É uma luta que tem tanta dor que, quando recebemos homenagens, ficamos sem palavras. Nós plantamos as sementes que podem fazer nosso mundo mudar um pouquinho”, concluiu ela, que é professora da rede estadual.

Confira a lista das homenageadas 

1 Ana Lucia da Silva Santos

2 Ana Tércia Lopes Rodrigues

3 Carmen Regina de Moura

4 Divina Maria Pacheco

5 Elis Regina Gomes de Vargas

6 Eni Veiga Canarim

7 Fernanda Bastos Pires

8 Geísa Carmo da Silva

9 Graziela Oliveira Neto da Rosa

10 Iara Conceição Bitencourt Neves

11 Iara Fátima Rufino

12 Isabete Fagundes Almeida

13 Ivanete pereira dos Santos

14 Janaina Machado Almeida

15 Joana D’Arc Soares da Cruz

16 Karen Silva dos Santos

17 Kênia Aquino Garcia

18 Lilian Rose Marques da Rocha

19 Liliane Pereira

20 Lúcia Regina Brito Pereira

21 Luciana Dornelles Ramos

22 Maria Antônia Marques Brasil

23 Maria Conceição Lopes Fontoura

24 Maria Cristina Ferreira dos Santos

25 Neusa Maria da Rocha Carvalho

26 Patrícia Conceição Dutra Marcelino

27 Patrícia de Lourdes Peres da Rosa

28 Secia Maria Barcelos Leal

29 Sueli Souza Ramos (EM MEMÓRIA)

30 Vera Beatriz Soares

31 Vera Daisy Barcellos Costa