TJRS mantém júri popular de jogador de futebol que agrediu juiz em Venâncio Aires

3ª Câmara Criminal também acolheu pedido do Ministério Público, responsável pela acusação, para a reinserção da qualificadora de motivo fútil

Foto: São Paulo de Rio Grande / Reprodução / CP

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que o jogador de futebol William Cavalheiro Ribeiro deve responder pela agressão ao arbitro Rodrigo Crivellaro perante um júri popular.

O atleta agrediu o juiz durante uma partida de futebol entre Guarani, de Venâncio Aires, e São Paulo, de Rio Grande, pela Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, no município do Vale do Rio Pardo, em outubro de 2021.

Por conta disso, o jogador havia sido pronunciado, na Comarca Venâncio Aires, em março, pelo crime de tentativa de homicídio simples contra o árbitro. A defesa de Willian, que responde ao processo em liberdade, protestou junto ao TJRS.

A alegação defensiva, de acordo com a decisão, era de ausência de indícios da existência de vontade de matar e de que se tenha assumido esse risco. Além da impronúncia, a defesa de William pedia a desclassificação do delito doloso contra a vida para lesões corporais, ou o reconhecimento da desistência voluntária (quando a agressão é cessada sem qualquer interferência).

Decisão

Relatora do processo, a desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch, entendeu que a análise acerca do dolo e da possibilidade de desclassificação do delito são questões da competência do Tribunal do Júri, “visto que o dolo, no caso concreto, assim como a possibilidade de existência do dolo eventual não podem ser descartados neste momento”, disse.

Além da relatora, também votaram o desembargador Rinez da Trindade e o juiz convocado ao TJ Leandro Augusto Sassi.

A 3ª Câmara Criminal também acolheu pedido do Ministério Público, responsável pela acusação, para a reinserção da qualificadora de motivo fútil. Assim, William Cavalheiro Ribeiro deve responder perante o júri, ainda sem data definida, por homicídio qualificado. Da decisão, ainda cabe recurso.

Agressão

Aos 14 minutos do segundo tempo, quando o Guarani vencia por 1 a 0, o atleta empurrou o árbitro que, já caído no chão, ainda levou um chute. Crivellaro desmaiou após a agressão, o que deixou os atletas em campo desesperados, pedindo auxílio médico. Ainda desacordado, o árbitro foi levado de ambulância para o hospital na cidade, onde mais tarde recobrou a consciência.

Já Ribeiro, encaminhado a uma delegacia pela Brigada Militar, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado. Horas depois do ocorrido, o São Paulo, de Rio Grande, rescindiu o contrato do jogador.