Período de inscrições do Prouni termina nesta quinta-feira

Resultado da primeira chamada será divulgado no dia 8 agosto; entrega de documentação deve ser feita na instituição de ensino

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os candidatos interessados em participar do Prouni (Programa Universidade para Todos) têm até às 23h59 desta quinta-feira (4) para se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na internet.

As chamadas são divulgadas no portal do Prouni e nas instituições de ensino escolhidas. A 1ª chamada ocorrerá no dia 8 de agosto e a 2ª chamada no dia 22 de agosto. Após o resultado, os candidatos devem comparecer na faculdade em que foi aceito para entregar a documentação.

O programa oferece aos estudantes selecionados bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, realizados em instituições de ensino superior privadas.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

Saiba como participar do programa

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.

As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência. Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.