Vendas de veículos novos no país crescem 3,7% em julho, aponta associação

Foto: Mauro Schaefer / CP

As vendas de veículos no país apresentaram um crescimento de 3,7% em julho, comparado com igual período do ano passado. Conforme balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta terça-feira, 2, este é o primeiro crescimento de um mês no comparativo interanual em 12 meses. Entre os meses de junho e julho, as vendas subiram 2,2%.

No total, 182 mil unidades foram vendidas no mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, mesmo com a persistência dos problemas de abastecimento de componentes eletrônicos.

No acumulado desde o primeiro dia do ano, as vendas de veículos mostram queda de 12%, somando 1,1 milhão de veículos vendidos entre janeiro e julho. Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, as vendas, um total de 169,1 mil unidades em julho, subiram 4,1% na comparação com igual período do ano passado e 2,2% frente a junho. O resultado reduz para 12,7% a queda no acumulado de 2022.

Na ponta do ranking de vendas, a Fiat é a marca de 21,8% dos 1 milhão de carros e utilitários leves vendidos no País desde o começo deste ano. Na sequência, aparecem General Motors (14,1%), Volkswagen (12,1%) e Toyota (10,5%).

No mercado de caminhões, as vendas, de 11,3 mil unidades no mês passado, caíram 1,3% no comparativo interanual, mas subiram 4,3% na passagem de junho para julho. Já as vendas de ônibus repetiram o volume de igual período do ano passado (alta de 0,1%). Em relação a junho, houve queda de 9,8% dos emplacamentos de coletivos, que chegaram a 1,6 mil unidades no mês passado.