Taiwan: China convoca embaixador dos EUA após visita de Nancy Pelosi

Vice-ministro de Relações Exteriores chinês afirmou que os EUA "pagarão o preço de seus próprios erros"

Foto: Ministério de relações exteriores de Taiwan

O Ministério das Relações Exteriores da China convocou o embaixador dos Estados Unidos em Pequim, Nicholas Burns, nesta terça-feira, a prestar explicações. O ato vem em resposta à visita da congressista norte-americana Nancy Pelosi a Taiwan, ilha cuja soberania o governo chinês não reconhece.

Na reunião, o vice-ministro de Relações Exteriores chinês, Xie Feng, protestou contra a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, primeira legisladora norte-americana de maior escalão a pousar no território insular desde 1997. Feng ainda afirmou que as consequências da visita ‘são extremamente sérias’ e que os EUA ‘pagarão o preço de seus próprios erros’.

Até o momento, líderes da Casa Branca ainda não se manifestaram sobre a convocação.

Entenda o conflito entre China e Taiwan

A Revolução Comunista, em 1949, que levou Mao Tsé-Tung ao comando da China, causou a fuga de dissidentes que se refugiaram na região de ilha Formosa. Liderados pelo general Chiang Kai-shek, os refugiados escolheram a cidade de Taipei, como centro político e administrativo da península que mais tarde se converteu em uma democracia semipresidencialista que vigora até hoje.

O estado insular, que contabiliza 24 milhões de habitantes, nunca teve a soberania reconhecida pela China. Mesmo sem o controle territorial da ilha, o país considera que Taiwan é uma das províncias históricas chinesas e reivindica a posse sobre a área.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile