Expointer supera 5 mil animais inscritos em 2022

Inscrições se encerraram nesta segunda-feira

Foto: Alina Souza/CP

O Parque Assis Brasil, em Esteio, deve receber mais de 5 mil animais durante a 45ª Expointer. Conforme a Secretaria da Agricultura (SEAPDR), o número de inscrições chegou a 5.093, sem ainda levar em conta as inscrições dos exemplares rústicos, que seguem até o próximo dia 10. O número supera o do ano passado, quando 2.825 animais de argola foram inscritos, e o de 2019, que, antes da pandemia, contabilizou 3.975.

A volta de algumas raças à feira, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, é uma das novidades. Além do retorno da raça bovina de corte Bravon, que por quase duas décadas ficou de fora do evento, a exposição vai contar novamente com os ovinos leiteiros Lacaune. “Também voltaram os cavalos Mangalarga Marchador e os bovinos Sindi, Shorthorn e Red Poll”, enumera o diretor de Feiras e Exposições da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Nathã Carvalho.

Pelo levantamento da SEAPDR, os bovinos de corte, de 16 raças, totalizaram 665 exemplares. Também foram inscritos 132 zebuínos, 16 bubalinos, de duas raças; 403 bovinos de leite, de quatro raças e 157 bovinos mistos, de quatro raças, além de 809 equinos, de dez raças, e 892 ovinos, de 15.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), essa é a maior participação da história no evento, com 83 inscritos a mais que no ano passado. De acordo com o presidente da entidade, Edemundo Ferreira Gressler, “a pujança da genética” vai ser a maior marca da 45ª Expointer.

Nas estreias, os destaques incluem a exposição do Nelore Pintado e dos caprinos Kalahari, raça para corte, dentre um total de 131 animais da espécie.