Saiba como participar do Prouni; inscrição inicia nesta segunda

Programa oferece aos estudantes selecionados bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação; prazo termina no dia 4

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As inscrições para o segundo semestre do Prouni (Programa Universidade para Todos), iniciam nesta segunda-feira (1°). Os participantes interessados vão ter apenas quatro dias para poder participar do programa, por meio do site, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa oferece aos estudantes selecionados bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, realizados em instituições de ensino superior privadas.

Quem pode participar?

Estão elegíveis estudantes e professores da rede pública de ensino. Os educadores precisam atender as seguintes condições: dar aula na educação básica e fazer parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública em que atua.

Já os estudantes devem atender aos seguintes requisitos: ter cursado todo o ensino médio em escola pública, realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior ao processo seletivo de que está participando, com média, igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; renda familiar de até três salários mínimos mensais por pessoa e que não tenha diploma de curso superior.

Alunos da rede privada também pode participar, desde que, tenham cursado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral, ou parte como bolsista integral na rede privada e parte na rede pública; além dos requisitos citados anteriormente.

Como se inscrever

As inscrições são realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior sendo solicitados alguns documentos comprobatórios como: número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente; informações de contato; informações pessoais; informações sobre renda e composição familiar; informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o ensino médio.

Resultado

As chamadas são divulgadas no Portal do Prouni e nas instituições de ensino escolhidas, em datas definidas no edital. Após o resultado, os candidatos devem comparecer na instituição de ensino em que foi aceito com a bolsa do programa para entregar a documentação.