Depois da redução do preço dos combustíveis, semana tem reunião do Copom

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP

A semana na economia começa com a divulgação do Relatório Focus contendo as expectativas de analistas do mercado financeiro ara a economia brasileira. Justamente, na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anuncia sua decisão de política monetária na quarta-feira (3).

Na última reunião, em 14 e 15 de junho, o Comitê decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 13,25%. Participantes da pesquisa Focus devem apresentar, nesta segunda-feira, 01, uma prévia de como o Copom pretende levar a taxa de juros Selic até o final do ano.

Na terça-feira (2), o IBGE apresenta a Produção Industrial Mensal do mês de junho. A semana ainda tem a divulgação de balanços de grandes corporações, tais como Bradesco, Embraer e Gerdau. No âmbito internacional, os balanços envolvem empresas como Uber, Heineken e Toyota, entre outros.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Na sexta-feira (5), o Departamento de Trabalho dos EUA divulga o relatório que mostra a criação de vagas de trabalho no país, para o mês de julho. Na quinta-feira passada, uma leitura fraca do PIB americano, que recuou 0,9% no segundo trimestre, deu fôlego para a indicação de uma desaceleração econômica. Apesar disso, o mercado passou a acreditar que reduzirá a necessidade do Federal Reserve (Fed, o BC americano) de aumentar os juros.

Um dia antes, na quarta-feira, o Fed havia elevado sua taxa básica de juros 0,75 ponto percentual, para o intervalo de 2,25% a 2,50%. Jerome Powell, presidente da autarquia, sinalizou em coletiva que o comitê pode desacelerar o ritmo de alta já na próxima reunião, o que também já havia animado os mercados.