Aumento de participação na Expointer reflete crescimento da ovinocultura

Os 892 inscritos de 15 raças e as variedades naturalmente coloridas de mais de 160 expositores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo que irão participar da Expointer refletem o momento que a ovinocultura gaúcha e brasileira vive neste momento. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Segundo o dirigente, esta presença significativa de ovinos na feira mostra a força do setor, lembrando que a ovinocultura vive hoje um momento espetacular. “Os números a nível de país mostram que a ovinocultura ultrapassou a casa de 20 milhões de cabeças. Há um forte sentimento de crescimento do rebanho ovino brasileiro e um desejo de que este setor se desenvolva cada vez mais e que possamos transformar o Brasil em um país exportador de carne e de genética”, observa.

Isso também é sentido pelo presidente da Arco quando se fala em Rio Grande do Sul, que vem tendo um aumento de rebanho em um momento que a ovinocultura mostra também sua força econômica, além de um viés social importante que a permanência no campo, pois ela não escolhe o tamanho da propriedade. “Entendemos que o fortalecimento da ovinocultura e o crescimento populacional do rebanho passam pelas ações com as pequenas e médias propriedades”, destaca.

Para Gressler, a Expointer vai trazer este reflexo de todas as raças de todas as espécies, não só na ovinocultura, que estarão participando e que vão demonstrar a pujança genética que o pecuarista investiu ao longo dos anos. “E o setor da ovinocultura vai se caracterizar por este sucesso de empreendimento e de desejo de demonstrar e desfilarem nas pistas de Esteio o que há de melhor”, ressalta.

O presidente da Arco salienta que se fizer uma análise dos últimos oito anos este será o de maior número de inscrições, praticamente chegando a quase 900 animais inscritos. “É um número muito expressivo e de muito interesse de todos em participar deste evento. Neste contexto a Arco demonstra toda essa expectativa positiva da ovinocultura e desse grande momento que os ovinos terão na Expointer. Temos certeza que será um grande evento”, frisa.

Os julgamentos das raças participantes ocorrerão entre os dias 28 e 31 de agosto na feira. Serão conhecidos os grandes campeões do ano das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Karakul, Lacaune, Santa Inês, Poll Dorset, Dorper, Crioula e White Dorper, além das variedades Naturalmente Coloridas Corriedale NC, Romney Marsh NC, Hampshire Down NC, Texel NC e Ile de France NC.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile