Alunos da rede municipal de Porto Alegre retornam às aulas nesta segunda-feira

Ano letivo, que começou para os mais de 47 mil alunos em 21 de fevereiro, termina em 23 de dezembro

Foto: Alina Souza / CP Memória

As aulas das escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil de Porto Alegre serão retomadas nesta segunda-feira (01), após o recesso que começou no dia 18 de julho. O ano letivo começou para os mais de 47 mil alunos em 21 de fevereiro e terminará em 23 de dezembro – incluindo oito sábados.

De acordo com a Secretaria de Educação, o Ensino Fundamental e Médio terão organizações de dias letivos diferentes da Educação Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manterão a carga horária de 200 dias.

Reorganização curricular

Neste segundo semestre, as escolas de Ensino Fundamental estarão engajadas no programa de Recomposição de Aprendizagem. A proposta prevê a reorganização do currículo com prioridade às habilidades e competências essenciais para cada ano do Ensino Fundamental.

Nesse sentido, ações e estratégias serão implementadas favorecendo o processo de construção de conhecimento dos estudantes. Com isso, estão sendo desenvolvidos, além de um currículo diferenciado, metodologias inovadoras, arranjos didáticos diferenciados, capacitação dos professores e das equipes pedagógicas. Essas ações têm o intuito de recompor as aprendizagens que foram defasadas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Cartão TRI Escolar

Os estudantes que possuem o Cartão TRI e já fizeram o cadastro na entidade estudantil precisam fazer a atualização para que os créditos com os novos percentuais de desconto, previstos na Lei Municipal 12.944/21, possam ser carregados no cartão e utilizados nos ônibus.

Para facilitar o atendimento, foi montado um calendário conforme o mês de nascimento do estudante. Nos dias pré-estabelecidos, os beneficiados devem comparecer a um dos locais levando o cartão escolar TRI.

Confira o calendário conforme mês de nascimento

Janeiro: dias 3 e 4 de agosto
Fevereiro: dias 5 e 8 de agosto
Março: dias 9 e 10 de agosto 
Abril: dias 11 e 12 de agosto
Maio: dias 15 e 16 de agosto
Junho: dias 17 e 18 de agosto
Julho: dias 19 e 22 de agosto
Agosto: dias 23 e 24 de agosto
Setembro:  dias 25 e 26 de agosto
Outubro: dias 29 e 30 de agosto
Novembro: dias 31 de agosto e 1º de setembro
Dezembro: dias 2 e 5 de setembro