Rede GO-FAIR Agro Brasil promove oficinas temáticas sobre governança e gestão de dados

Serão quatro oficinas, que serão precedidas por palestras de profissionais convidados e vão abordar temas como infraestrutura de repositórios, políticas e planos de gestão de dados, padrões de dados e metadados, modelo conceitual e interoperabilidade semântica. As oficinas acontecerão em formato virtual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em uma ou mais oficinas. Além dos representantes das instituições que já aderiram à Rede, o evento é aberto a profissionais das ciências agrárias, ciência da informação, ciência da computação e da área de tecnologia da informação interessados em integrar a iniciativa.

Parte de um movimento internacional, a Rede GO-FAIR Agro Brasil tem como objetivo propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês). A ideia é promover metodologias e soluções para que os dados, que hoje se encontram dispersos, sejam interoperáveis do ponto de vista tecnológico e semântico, fomentando a pesquisa e a inovação intensiva em dados.

O lançamento oficial da Rede aconteceu em abril deste ano durante evento com a participação de mais de 40 instituições públicas e privadas que discutiram as ações prioritárias para o próximo biênio. Agora, serão formados grupos de trabalho para dar continuidade às atividades. A coordenação é da Embrapa em gestão colegiada com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Rodada de oficinas temáticas

A primeira oficina acontecerá no dia 17 de agosto e vai abordar a infraestrutura de repositórios para armazenamento e preservação de dados agropecuários, incluindo aspectos como certificação, sustentabilidade e segurança. O evento contará com a palestra da professora da Universidade de São Paulo (USP) Fátima Nunes, que atua na área de gestão de dados científicos.

No dia 25 de agosto, a oficina vai tratar de políticas e planos de gestão de dados na área de pesquisa e desenvolvimento agrícola e um panorama sobre experiências nacionais e internacionais. A palestrante convidada é a pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, Viviane Veiga, que coordena a Rede GO-FAIR Brasil na temática de Saúde.

A terceira oficina será em 31 de agosto. O tema serão os padrões de dados e metadados aplicados às áreas de domínio do conhecimento que compõem o universo agropecuário. A oficina contará com a palestra do professor da Universidade de Twente (Países Baixos) João Luiz Rebelo Moreira, membro da coordenação executiva do movimento GO-FAIR Brasil.

Em setembro, no dia 13, acontece a última oficina, sobre modelo conceitual e interoperabilidade semântica, que vai abordar iniciativas relacionadas ao tema e à construção de vocabulários controlados. O palestrante convidado será o professor da área de ontologia e modelagem conceitual Giancarlo Guizzardi, da Universidade Livre de Bozen-Bolzano (Itália) e Universidade de Twente.

Programação

Infraestrutura de Repositórios
Data: 17 de agosto, às 9h
Palestrante: Fátima Nunes, USP
Inscrição: até 15 de agosto

Políticas e Planos de Gestão de Dados
Data: 25 de agosto, às 14h
Palestrante: Viviane Veiga, Fiocruz
Inscrição: até 23 de agosto

Padrões de Dados e Metadados, Tipologia de Dados
Data: 31 de agosto, às 9h
Palestrante: João Luiz Rebelo Moreira, University of Twente
Inscrição: até 29 de agosto

Modelo Conceitual, Interoperabilidade Semântica
Data: 13 de setembro, às 9h
Palestrante: Giancarlo Guizzardi, Free University of Bozen-Bolzano, Itália & University of Twente
Inscrição: até 11 de setembro

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile