Adeus ao poeta: Luiz de Miranda vai ser velado no Centro Municipal de Cultura

Horário do velório e local de enterro ainda não foram definidos, conforme a Prefeitura de Porto Alegre

Autor uruguaianense de 77 anos estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS. Foto: Mauro Schaefer/CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, na noite desta sexta-feira, que o velório do corpo do poeta Luiz de Miranda, que morreu aos 77 anos, no Hospital da PUCRS, vai ocorrer no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, neste domingo, em horário a ser definido. Ainda não há informações sobre o local do sepultamento.

Integrante a Academia Rio-Grandense de Letras, o escritor passou 18 dias internado, sendo 12 deles sedado e respirando com a ajuda equipamentos em um leito de UTI. Familiares confirmaram à Rádio Guaíba que ele sofria de diabetes e hipertensão, condição agravada pelo fato de o poeta não seguir o tratamento indicado com regularidade. Ainda conforme os contatos mais próximos do poeta, a morte se deu por conta de choque séptico e de insuficiência cardíaca.

“Vamos garantir um velório digno ao Miranda”, informou à Guaíba o secretário municipal de Cultura de Porto Alegre Gunter Axt. “Estamos orçando os custos com ajuda da PUCRS”, complementou o titular da pasta. Ele também relatou que o financiamento para definir o cronograma do velório e enterro vai contar com a ajuda de amigos do autor e da Prefeitura Municipal.

O prefeito Sebastião Melo lamentou o falecimento nas redes sociais, no início da noite. “Que descanse em paz o grande nome da nossa cultura. A prefeitura está em contato com a família e os amigos para o suporte necessário”, escreveu o chefe do executivo no Twitter.

O intelectual enfrentava problemas de saúde. Natural de Uruguaiana, Miranda nasceu em 6 de abril de 1945. Foram mais de 45 anos de carreira literária, com 33 livros publicados, entre os quais “Memorial” (1973), “Solidão Provisória” (1978), “Amor de Amar” (1986). Ele integrava a Academia Rio-Grandense de Letras desde 1987.

O poeta, candidato cinco vezes consecutivas ao Nobel de Literatura, comemorou os 70 anos, em 2015, no Espaço Delfos, da PUCRS, com o lançamento do livro de número 40: “Rumos do Fim do Mundo”. Em 2017, completou 50 Anos de carreira literária. Até este ano, a obra de Miranda somava 4.318 páginas publicadas.

Leia mais sobre o poeta