RS mostra tendência de aumento de casos de SRAG entre crianças pequenas, indica InfoGripe

Vírus influenza A ainda segue presença em diversas faixas etárias do Estado

Foto: Comunicação Hospital Centenário/Divulgação

O mais recente Boletim Infogripe, divulgado nesta quarta-feira pela Fiocruz, sinalizou para cenários opostos entre estados do Norte e do Sul do País. Os territórios do Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram a interrupção do crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Apesar disso, no Rio Grande do Sul e Paraná ainda mostram tendência de aumento de casos semanais em crianças pequenas (0 a 4 e 5 a 11 anos), situação que contrasta com o sinal de platô em adultos.

O levantamento da Fiocruz ainda menciona que o vírus influenza A (gripe) H3N2 mantém presença em diversas faixas etárias no estado do Rio Grande do Sul, ainda que não tenha destaque no dado em âmbito nacional.

Segundo o boletim, no que diz respeito à SRAG, a maior parte dos estados das regiões Norte e Nordeste aponta para sinais de manutenção de crescimento ainda em ritmo elevado. “Isso pode estar associado ao fato de que a metade sul iniciou o processo de crescimento mais cedo, ainda em abril, enquanto na metade norte esse processo se inicia com maior clareza a partir de final de maio e início de junho”, explica o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

A pesquisa indicou que, no grupo de 0 a 4 anos, o volume de casos associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19) se mantém acima daquele observado para o vírus sincicial respiratório (VSR) nas últimas quatro semanas. Na população adulta, os casos de SRAG com resultado laboratorial positivo também continua sendo amplamente dominado pelo Sars-CoV-2 (Covid-19).