Unisinos fecha cursos de mestrado e doutorado

De acordo com universidade, medida visa promover o equilíbrio financeiro da instituição

Foto: Unisinos / Divulgação

A Unisinos anunciou hoje o fechamento de cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação (PPG). Em resposta automática à comunidade estudantil pelas redes sociais, a instituição sustenta que “as universidades comunitárias tiveram redução de 38% no número de matrículas nos últimos cinco anos, somadas a um contexto de menor financiamento público. Segundo a Unisinos, a medida é necessária para “promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos”.

Em nota específica sobre o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), a Unisinos ressalta a mesma motivação dizendo que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assegurou que as bolsas serão mantidas até a defesa de cada aluno. Novos processos seletivos, porém, não ocorrerão. Além disso, segundo a universidade, todos os estudantes, pagantes e bolsistas, terão o tempo regular de duração do curso para concluir os trabalhos e a coordenação vai seguir acompanhando os alunos até a conclusão das teses e dissertações, dentro dos prazos regulares.

A doutoranda do PPG de Economia da Unisinos, Karen Michels, disse que o curso também vai ser descontinuado pela universidade. Segundo ela, a decisão da instituição em fazer o fechamento dos PPGs, sem diálogo, pegou os estudantes de surpresa. “Os alunos em geral, tanto de Economia, quanto de outros cursos, estão bastante tristes, bastante chocados. Ninguém imaginava algo assim”, ressalta.

Conforme Karen, os alunos, contudo, já vinham observando a demissão de professores. Com o fechamento do PPG de Economia, ela estima que a qualidade do ensino na Unisinos deva cair bastante. Não está claro para os discentes como vai ser feita a continuação das pesquisas já em andamento. Para a doutoranda, a decisão da instituição também vai acarretar evasão de estudantes. “Vai ter um esvaziamento, pois quem está no início do curso, provavelmente faça essa movimentação (de sair ou ir para outra faculdade), pontua.

Após o anúncio da Unisinos, a estudante antecipa que os alunos farão uma manifestação, na próxima terça-feira, nos campi da instituição, a partir das 16h. O grupo pede a revisão das medidas de descontinuação e a readmissão de professores.

*Com informações do repórter Lucas Eliel/Correio do Povo