Fundo libera R$ 67,3 milhões em crédito para pequenos negócios

Foto: Flipar / R7

Resultado de um acordo firmado ainda em dezembro de 2021 entre o Banrisul e o Sebrae RS, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) já contabiliza a concessão de R$ 67,3 milhões em crédito em financiamentos para empreendedores e capacitações que dão fôlego e incentivam o desenvolvimento sustentável dos negócios. O fundo funciona como um avalista e pode assegurar até 80% do valor financiado, como garantia complementar às operações de crédito contratadas.

Podem usufruir da linha de crédito negócios formalizados nas modalidades de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). O convênio assinado entre as duas instituições tem ajudado no ambiente de retomada econômica, na preservação de empregos e na geração de renda.

De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, nos primeiros seis meses de disponibilidade já são 1.742 operações e mais de 1,7 mil clientes atendidos, que representam negócios que puderam ser ampliados ou que deixaram de fechar. “Esse resultado representa um impacto social relevante e queremos avançar ao longo dos próximos meses”, avalia.

“O Banrisul, em parceria com o Sebrae, quer contribuir para o desenvolvimento regional e para aquecer a economia, especialmente neste momento em que a retomada é crucial para o Rio Grande do Sul e para o País. Nós acreditamos no potencial dos pequenos e médios negócios. Trata-se de um movimento para garantir a manutenção de emprego e renda, especialmente nas comunidades que mais precisam”, destaca o presidente do Banco, Cláudio Coutinho.

Os interessados devem fazer a solicitação de crédito na rede de agências do Banrisul. Mais informações em www.banrisul.com.br/fampe.