Ministério autoriza vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra Covid-19

Estados e municípios vão utilizar a CoronaVac, com a mesma dosagem e o mesmo produto aplicado na população adulta

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil / Divulgação / CP

O Ministério da Saúde liberou, nesta sexta-feira, a vacinação de crianças com idade entre 3 e 5 anos com a CoronaVac para prevenir a Covid-19. O aval para aplicar o imunizante nesse público específico já havia sido permitido, por unanimidade, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira.

A cidade do Rio de Janeiro não aguardou o posicionamento do ministério e começou a vacinar contra a Covid-19 já nesta sexta.

O esquema vacinal, indicado pela área técnica da Anvisa, é o mesmo dos adultos: duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina, contudo, não é recomendada a crianças com deficiência no sistema imune. O fármaco é o mesmo usado em adultos e o frasco não muda.

Para aprovação, os especialistas da agência reguladora receberam dados de três estudos feitos no Brasil: Curumim, realizado no Espírito Santo; Immunita, realizado pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Vigvac, também da Fiocruz.

Leia a nota do Ministério da Saúde na íntegra:
“Tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde orienta os entes federativos a ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade.

A pasta recomenda que seja utilizado (sic) os estoques existentes no estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses.

A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais.”