RS: baixa procura por doses de reforço da vacina contra o coronavírus preocupa o Gabinete de Crise

“Não podemos gerar uma sensação de absoluta tranquilidade, porque a realidade não é essa", disse o governador Ranolfo Vieira Júnior

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A baixa procura por doses de reforço da vacina contra o coronavírus preocupa o Gabinete de Crise da Secretaria Estadual da Saúde. Até esta quarta-feira, haviam recebido duas aplicações 81,1% da população. Só 56% das pessoas, porém, buscou a terceira dose, que reforça a imunização. O tema pautou a reunião do grupo, nesta quarta, em que o governo do Estado não emitiu avisos ou alertas para as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento. Coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. O encontro ocorreu por videoconferência, durante a tarde.

“Não podemos gerar uma sensação de absoluta tranquilidade, porque a realidade não é essa. Os números são estáveis, mas manter o esquema vacinal completo é fundamental”, afirmou Ranolfo, que recentemente voltou a positivar para a Covid-19.

Para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a vacinação é um fator de proteção individual e coletivo, diretamente ligado à redução do número de dias de internação, assim como à queda nos casos de mortes.

A situação hospitalar no Rio Grande do Sul é de estabilidade no número de internados pela Covid. Contudo, o panorama é considerado delicado, em razão das taxas de ocupação nas UTIs – como se costuma verificar no inverno – e do risco da entrada das subvariantes, que podem gerar um aumento da demanda por leitos hospitalares.

Na semana, a média móvel de casos confirmados aumentou 7,5%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 217,8 a cada 100 mil habitantes. O número de internados suspeitos e confirmados aumentou em 32, a partir de um crescimento de 34 em leitos clínicos e uma redução de dois em UTIs.

Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, o número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é de 732, um aumento de 4,9% quando comparado à semana passada. Já os internados em UTIs, suspeitos e confirmados, eram 172, nesta quarta, 1,1% abaixo da semana passada.

Foram incluídos 109 óbitos na semana, uma média de 15,6 por dia, representando uma redução de 13,5% em relação à média móvel de uma semana atrás. A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 87,8%.