Porto Alegre: vacinados com Janssen a partir de 18 anos podem tomar a terceira dose, a partir desta terça

Faixa passível de reforço na imunização havia caído de 35 para 30 anos, nesta segunda-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) confirmou que, a partir desta terça-feira, abre para pessoas com 18 anos ou mais, que começaram a se vacinar com a Janssen, a possibilidade de tomar uma terceira dose contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, a faixa passível de reforço na imunização já havia caído de 35 para 30 anos de idade. Para receber a terceira dose, o paciente precisa comprovar que tomou a segunda, no mínimo, até 12 de março – quatro meses atrás.

A vacinação para os demais públicos também prossegue, nesta terça. Crianças de 5 a 11 anos podem tomar a primeira e a segunda doses em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza).

Pessoas de 12 anos ou mais podem procurar 38 locais de imunização: o Shopping João Pessoa (até as 16h) e 37 unidades de saúde – oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Em todos os locais, podem ser encontradas primeira, segunda, terceira e quarta doses contra o coronavírus – essas últimas liberadas apenas a pessoas de 40 anos ou mais, entre o público em geral, e de 18 anos ou mais, entre profissionais da saúde e de apoio à saúde. Nos dois casos, a terceira dose deve ter sido administrada também até 12 de março.

Já a vacinação contra a gripe continua, para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

Além disso, a unidade móvel estaciona na Escola Nossa Senhora Aparecida São Pedro, no bairro Praia de Belas, das 9h às 15h, aplicando vacinas contra a gripe e Covid-19 em todas as faixas de público.