Produção de veículos sobe 21,5% em junho comparado com 2021, diz Anfavea

Foto: FCA/Divulgação

A produção de veículos caiu 1,1% em junho contra maio, somando 203,6 mil unidades. Na comparação com o mesmo mês de 2021, quando os problemas de abastecimento começavam a se intensificar, houve crescimento agora de 21,5% no total de veículos montados no País. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 8, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e envolve carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Com os “lockdowns” na China e a guerra na Ucrânia ampliando os problemas nas cadeias de produção, fábricas das três maiores montadoras do País – Fiat, Volkswagen e General Motors (GM) – tiveram que parar por dias ou semanas durante junho. O primeiro semestre terminou com 1,09 milhão de veículos montados desde o primeiro dia do ano, o que corresponde a uma queda de 5% frente aos seis primeiros meses de 2021.

A vendas de veículos novos caíram 4,8% na comparação com maio. Frente a igual período do ano passado, a queda foi de 2,4%. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 178,1 mil unidades foram vendidas no mês passado, segundo a Anfavea.

O primeiro semestre terminou com 918 mil veículos entregues, 14,5% abaixo do que nos seis primeiros meses de 2021. Já quanto às exportações, as montadoras embarcaram 47,3 mil veículos a mercados internacionais no mês passado, volume que corresponde um crescimento de 41,2% na comparação com junho de 2021.

Frente a maio, as exportações subiram 2,7% e terminaram o primeiro semestre totalizando 246,3 mil veículos desde o início do ano, com alta de 23% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. O principal mercado foi a Argentina.