Dia de conhecer o resultado da inflação oficial para o mês de junho

Crédito: Freepick

A manhã desta sexta-feira, 8 de julho reserva atenções para a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), a inflação oficial do país, referente ao mês de junho. Várias são as projeções feitas por economistas e consultorias que apontam para uma pequena elevação, que chega muito próximo de 0,70% na comparação com maio, acumulando um índice de 11,9% em 12 meses.

Para se ter como referência, o IPCA de janeiro chegou a 0,54%, subindo para 1,01 em fevereiro, 1,62% em março, 1,06 em abril e 0,47% em maio. A pressão agora, dizem os analistas, virá pressionada por alimentação doméstica, bens e serviços, mas ainda sem a redução de alguns impostos sobre serviços essenciais anunciadas no período.

Esse resultado deverá se refletir no comportamento do mercado financeiro e na variação do dólar. Se a leitura for de que a política monetária empregada pelo Banco Central está no caminho certo, isso vai se refletir na cotação do dólar. A moeda norte-americana, aliás, encerrou a quinta-feira, 7, em desaceleração depois de ter fechado o pregão anterior em alta. A moeda recuou 1,43% cotado a R$ 5,34.

O mesmo comportamento se repetiu nas operações com as ações. o Ibovespa fechou com acréscimo de 2,04%, superando os 100 mil pontos, maior patamar de fechamento desde 27 de junho. O volume financeiro somou R$ 23,6 bilhões.