PUCRS terá primeiro laboratório para testes de segurança em veículos elétricos

PUCRS Universidades
Foto: Bruno Todeschini / PUCRS

Impulsionado pela demanda por alternativas de mobilidade sustentável, o mercado de veículos elétricos vive um crescimento expressivo, mesmo após o impacto econômico da pandemia provocada pela Covid-19. De acordo com dados da consultoria LMC Automotive, as vendas mundiais de veículos elétricos aumentaram para 4,5 milhões em 2021, comparado com os 2,1 milhões em 2020. No Brasil, as vendas tiveram um crescimento de 78% no primeiro quadrimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Buscando contribuir para sustentar o avanço do mercado no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) projeta a inauguração do primeiro laboratório de terceira parte para ensaios em componentes ligados a veículos elétricos do Brasil. O laboratório deve ser inaugurado no Campus da Central até o final de 2022.

O espaço, nomeado E-mobility, contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos. O laboratório atende à crescente demanda mundial por carros elétricos mais econômicos e menos poluentes e deve ter investimento inicial estimado de R$ 20 milhões. 

A iniciativa, pioneira no Brasil, é fruto de uma cooperação entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) – e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul, e está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.