Cercado por escândalos, Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Decisão ocorre em meio à grande pressão e à renúncia de 59 membros do governo desde a última terça-feira

Boris Johnson. Divulgação: Reprodução/YouTube

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (7), após grande pressão para tomar a decisão e da renúncia de 59 membros de seu governo desde a última terça-feira.

“Claramente, a vontade do Partido Conservador agora é que deve haver um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro. Eu continuarei até que um novo líder esteja no meu lugar”, disse. Segundo ele, o processo de escolha deve começar imediatamente e o cronograma será divulgado na próxima semana.

Durante o discurso, ele ainda mencionou sua participação como líder do Brexit, nome dado à saída do Reino Unido da União Europeia, a grande campanha de vacinação contra a Covid-19 no país durante seu governo, que segundo ele foi a mais rápida da Europa, e o importante apoio à Ucrânia em meio à invasão russa.

O governo do então primeiro-ministro passou por diversos escândalos que contribuíram para que vários políticos protestassem contra a sua legitimidade. Os escândalos incluem o funcionário conservador Chris Pincher, que ocupava um importante cargo parlamentar, e na semana passada se demitiu após ser acusado de apalpar, embriagado, dois homens.