Vendas de veículos têm queda de 4,81% em junho no país, diz Fenabrave

Foto: Mauro Schaefer / CP

O mercado brasileiro de vendas de veículos, após dois meses de recuperação, encerrou o mês de junho com o recuo de 4,81%, na comparação com maio. Na comparação com o mesmo mês de 2021, a queda foi de 2,39%. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 5, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No total, foram vendidas durante o mês passado 178.063 unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus. As vendas de veículos acumularam 1.073.937 unidades desde o primeiro dia do ano, 14,53% a menos do que nos seis primeiros meses de 2021.

O setor ainda enfrenta dificuldades de abastecimento, principalmente componentes eletrônicos, provocando paradas em fábricas das três maiores montadoras do País: Fiat, Volkswagen e General Motors. As interrupções na indústria de automóveis continuam em julho, com a parada nesta semana na fábrica da Nissan em Resende, no sul do Rio de Janeiro, e as férias de três semanas concedidas ontem pela Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná.