Servidores do BC fazem assembleia nesta terça-feira para definir pelo fim da greve

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Os servidores do Banco Central deverão aprovar o fim da greve, que já dura desde abril, durante assembleia nesta terça-feira, 05. Sem conseguir aumentos, várias categorias de servidores públicos que estão paralisados, prometem manter mobilização para pressionar o governo e o Congresso a reservar recursos no Orçamento do ano que vem para que os reajustes sejam concedidos na próxima gestão.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC, Fábio Faiad, o encerramento da greve no BC deve ser aprovado na manhã desta terça-feira. Entre as categorias que entraram em greve e já retornaram ao trabalho, estão as da Controladoria-Geral da União, Tesouro Nacional e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo os sindicatos das categorias.

Durante as negociações, o governo chegou a sinalizar a liberação de um reajuste linear de 5% a todos os funcionários federais a partir de julho deste ano, mas o plano travou e não foi efetivado. Nem o aumento do vale alimentação do funcionalismo saiu do papel. Com isso, a possibilidade de reajuste ficou para 2023.

As paralisações de categorias afetaram serviços e atrasaram a divulgação de indicadores. No Banco Central, por exemplo, com servidores em mobilização desde o início do ano, foram impactados projetos internos e as apresentações de dados econômicos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile