Professores estaduais protestam em frente ao Piratini, em Porto Alegre

Integrantes do Cpers entregaram documento ao executivo estadual solicitando reunião para dialogar sobre reivindicações

Foto: CPERS / Reprodução Facebook

Professores estaduais de várias cidades gaúchas se reuniram em ato público nesta terça-feira, em frente ao Palácio Piratini, no Centro de Porto Alegre. O objetivo da manifestação é exigir a valorização salarial para toda a categoria, composta por professores, funcionários de escola e aposentados. Os educadores pedem aumento do salário mínimo regional, atualização dos valores do vale-refeição e do vale-transporte, pagamento dos dias de greve e a garantia do IPE Saúde público e de qualidade.

Convocando servidores de todo o Estado, a concentração da categoria ocorreu em frente à sede do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), na avenida Alberto Bins. Em seguida, o grupo partiu em caminhada até o Palácio Piratini. Houve bloqueio momentâneo do trânsito em vias da área central para passagem dos manifestantes.

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, afirmou que os servidores buscam agenda com representantes do governo do Estado para dialogar. A entidade fez a entrega de um documento solicitando reunião com o executivo estadual apontando as reivindicações da categoria.

Além disso, o grupo protesta contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 274 que tramita na Assembleia Legislativa. O projeto, se aprovado, altera a Constituição estadual e retira a obrigatoriedade de que todas as escolas criadas em zonas urbanas ofereçam ensino fundamental completo. De acordo com o Sindicato, a proposta não tem qualquer fundamentação pedagógica, fragiliza as exigências da Constituição, sendo um grave ataque à educação pública.