Produção industrial sobe 0,3% em maio, mas fica abaixo da expectativa

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

A produção industrial brasileira cresceu 0,3% em maio na comparação com o mês anterior, e um aumento de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 5, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com 2021, as estimativas variavam de um recuo de 1,1% a alta de 2,7%, com mediana positiva de 0,7%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação com o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma queda de 2,6%. Em 12 meses, a produção acumula recuo de 1,9%.

O mês de maio apontou resultado positivo em três das quatro grandes categorias econômicas, registrando o maior salto em Bens de Capital, de 7,4%. Bens de Consumo Duráveis apontaram aumento de 3,0% na produção, enquanto os Bens de Consumo Semi e não duráveis tiveram alta de 0,8%. O resultado negativo veio de Bens Intermediários, cuja fabricação recuou 1,3% na comparação com abril.

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes vieram de máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), após recuos em abril.

O desempenho do setor industrial vem registrando seguidos resultados positivos, mas com taxas que revelam a dificuldade de superar obstáculos como a inflação e juros altos no país. Além disso, os custos seguem elevados, e o setor está 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 20.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile