Porto Alegre vai ter plano de marketing para atrair mais visitantes

Além da criação de produtos turísticos, planejamento de eventos e promoções com foco no turismo, a ideia é qualificar o atendimento e os serviços disponíveis na cidade

Foto: Alina Souza / CP Memória

A fim de inserir Porto Alegre na rota de turistas que vêm ao Sul do País ou seguem para a Argentina, a prefeitura anunciou nesta terça-feira a elaboração de um plano de marketing. A meta é atrair mais visitantes à cidade. Um levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae e diversas entidades dos setores relacionados ao turismo, revela alguns problemas enfrentados por quem deseja passear pela capital, como a oferta reduzida de produtos turísticos e a dificuldade de operações de serviços de turismo. Diante desse contexto, a prefeitura e a iniciativa privada pretendem reverter o baixo reconhecimento ‘de marca’ de Porto Alegre para o turismo e melhorar os serviços oferecidos aos visitantes.

Com base em análise de um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, a prefeitura comparou Porto Alegre a outras quatro cidades: Buenos Aires, Florianópolis, Gramado e Curitiba. Ao apresentar os dados do levantamento, o diretor de Turismo, Luiz Armando de Oliveira, afirmou que Porto Alegre conta om o menor número de avaliações no site de viagens Tripadvisor em relação às outras cidades, com menos de 70 mil. “Falta um pouco de identidade para sermos apresentados aos nossos turistas”, reconhece. Segundo Oliveira, o objetivo é fomentar projetos de alavancagem do turismo a partir de ações de marketing.

Além da criação de produtos turísticos, planejamento de eventos e promoções com foco no turismo, a ideia é qualificar o atendimento e os serviços aos visitantes. “Estabeleceram-se objetivos que sejam tangíveis com bastante pé no chão e um deles é incrementar o turismo em pelo menos 15%”, antecipa Oliveira. De acordo com ele, em 2019, cerca de 6 milhões de pessoas desceram no aeroporto internacional Salgado Filho de Porto Alegre. A meta é seduzir os turistas que vão para cidades como Gramado tendo a capital apenas como passagem.

O prefeito Sebastião Melo criticou o fechamento de restaurantes durante a madrugada e comparou os serviços oferecidos em cidades europeias, que mantêm as portas abertas nesse horário. “Temos que definir o que é restaurante ou bar”, avalia. Melo destacou ainda a importância de uma linha de turismo e a necessidade de avaliar qual o “comportamento do turismo pós-pandemia”, além de reforçar as parcerias com a iniciativa privada para fomentar o turismo. “A cidade é maravilhosa, mas somos maus vendedores. O bom vendedor fala bem da cidade pra dentro e pra fora”, observa.

O plano vai contar com três fases. A primeira prevê a capacitação de empresários, a formatação de produtos e networking do setor. A segunda envolve a abertura de canais de comunicação e atendimento coletivos ao turista por plataformas digitais, e a terceira trata da divulgação e comercialização dos produtos turísticos, com investimento em publicidade.