Polícia Civil investiga quatro execuções ocorridas em série na zona Norte de Porto Alegre

Homicídios estariam ligados a uma disputa interna de duas lideranças do tráfico de drogas na região

Ocorrência mobilizou ainda o 20º BPM e o IGP | Foto: Dalvani Albarello / Especial / CP

Um ataque a tiros deixou quatro pessoas morta na noite dessa segunda-feira na zona Norte de Porto Alegre. A ocorrência mobilizou também o efetivo do 20º BPM, além das equipes do Departamento de Criminalística e do Departamento Médico Legal do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O caso será investigado pela 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ª DPHPP) da Polícia Civil.

Os atiradores supostamente estariam em uma Chevrolet Zafira. Em uma residência na rua Wolfram Metzler, no bairro Rubem Berta, estava uma mulher, de 21 anos, com o filho de um ano e meio. A moradora, que estaria grávida, foi morta a tiros no local.

Já na rua Afonso Moacir Cerioli, no bairro Mário Quintana, um casal, sendo ele de 41 anos e ela de 21 anos, foram baleados e morreram. Um homem, de 43 anos, também foi alvo dos tiros e chegou a ser socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Cristo Redentor, onde faleceu.

Segundo o delegado Gabriel Lourenço, os homicídios estariam ligados “a uma disputa interna por lideranças do tráfico de drogas que atuam naquela região” e não a um conflito entre facções criminosas rivais. “É uma disputa onde dois líderes tiveram um desacerto acerca do controle de pontos de venda de entorpecentes e, em razão disso, houve este atentado, que resultou em quatro mortes”, enfatizou.

“A Polícia Civil trabalha para conseguir identificar todos os envolvidos nesse evento criminoso, tanto os executores quanto os mandantes serão responsabilizados penalmente por este fato lamentável ocorrido na Zona Norte de Porto Alegre”,. assegurou.

“Algumas informações nesse momento ainda estão um pouco desencontradas, mas trabalhamos desde as primeiras horas da madrugada para esclarecer esse fato e entender como realmente ocorreu a dinâmica deste crime. A distância aproximada entre os locais em que os corpos foram encontrados é de aproximadamente 600 metros e de 1,2 quilômetro, caso o percurso tenha sido realizado de carro, o que revela que os ataques podem ter sido simultâneos”, esclareceu o delegado Gabriel Lourenço.

Conforme o titular da 5ª DPHPP, havia poucas testemunhas na rua e “o trabalho investigativo não parou” durante toda a madrugada desta terça-feira.  “Estamos coletando todas as evidências e informações possíveis para que a gente possa dar o encaminhamento necessário ao caso, sobretudo, a responsabilização desses criminosos”, frisou.