Operação prende seis suspeitos de fornecer informações de bancos de dados para facção

Grupo agia sob ordens do líder da quadrilha, que já estava atrás das grades

Quase 200 agentes - entre policiais civis, militares, rodoviários e federais - foram mobilizados. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (5), seis suspeitos de envolvimento em um esquema de vazamento de informações de bancos de dados para facções. Segundo a investigação, coordenada pela Delegacia de Polícia de Investigação de Crimes Carcerários (Dicar), informações públicas e privadas eram fornecidas aos criminosos para facilitar crimes como tráfico e roubo.

A operação, que recebeu o nome de “Gravataí Papers II”, é considerada uma continuação de uma força-tarefa deflagrada em março, quando dezenas de mandados de busca foram cumpridos em Porto Alegre, Gravataí e Cachoeirinha. Desta vez, foram cem medidas cautelares entre prisões, buscas e bloqueios judiciais. Quase 200 agentes – entre policiais civis, militares, rodoviários e federais – foram mobilizados.

O líder do esquema em questão está atrás das grades, mas permanece no comando da quadrilha. Ele, inclusive, tem passagem pelo sistema penitenciário federal. Além das prisões por estelionato e falsificação, foram apreendidas armas, veículos, joias, munições, documentos e uniformes falsificados das forças de segurança. A operação aconteceu em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Canoas e Florianópolis/SC.