OMS prevê que quadro mais provável é Covid-19 virar condição endêmica

Cientista-chefe da organização admite que pode haver algum surto da doença, mas não a repetição de um grande pico de mortes

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan afirmou hoje que o cenário mais provável é que a Covid-19 assuma uma “condição endêmica”. O que significa dizer que a doença deve seguir se manifestando com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais.

Na pandemia, os casos de uma doença crescem em vários momentos de forma aguda em diferentes localidades do planeta – a exemplo do ocorreu nos últimos dois anos e meio, com a Covid-19.

Segundo ela, pode haver ainda “algum surto”, mas não a repetição de um grande pico de mortes como visto anteriormente na pandemia. De qualquer modo, ela reforçou o conselho da entidade pela vacinação, a fim de se evitar casos graves, e também de outras medidas, como o uso de máscaras, para conter a disseminação do vírus.

A autoridade da OMS falou durante sessão de perguntas e respostas sobre a Covid-19. Ela lembrou que, apesar das novas variantes, não há até agora relato de que o vírus consiga escapar da imunidade conferida pelas vacinas já existentes.

De acordo com Soumya, os imunizantes atuais garantem 85% ou mais de eficácia contra todas as variantes até agora registradas do coronavírus.