Indicador de emprego da FGV sobe ao maior nível em sete meses

Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Senado

O mês de junho revelou um crescimento do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do Brasil para seu nível mais elevado em sete meses. Conforme divulgado nesta terça-feira, 5, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IAEmp foi beneficiado pelo aquecimento da atividade econômica no primeiro semestre e maior controle da pandemia, embora as perspectivas para os próximos meses sigam cautelosas.

O indicador, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 1,0 ponto no mês passado, a 81,9 pontos, maior nível desde novembro de 2021 (83,0 pontos). Cinco dos sete componentes do índice geral contribuíram para o resultado positivo de junho, segundo a FGV, principalmente pela elevação de 0,6 ponto do indicador de Tendência dos Tendência dos Negócios da Indústria.

O IBGE divulgou na semana passada que a taxa de desemprego do Brasil caiu mais do que o esperado no trimestre até maio e foi abaixo de 10% pela primeira vez desde o início de 2016, com o país registrando o maior número de pessoas ocupadas da série histórica.