Caso Ronei Jr: Júri será retomado nesta terça com interrogatório dos réus

Nesta segunda-feira onze pessoas foram ouvidas

Adolescente tinha 17 anos quando foi espancado na saída de uma festa. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

O Tribunal de Justiça retoma nesta terça-feira o júri do caso Ronei Júnior, morto na saída de uma festa em 2015, em Charqueadas. O julgamento será retomado às 9h, com o interrogatório dos réus Alisson Barbosa Cavalheiro, Geovani Silva de Souza e Volnei Pereira de Araújo. Eles respondem pelo homicídio qualificado de Ronei Faleiro Jr, três tentativas de homicídio qualificado (Ronei Wilson Faleiro, Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke), além de associação criminosa e corrupção de menores. Nessa segunda-feira foram ouvidas seis testemunhas (4 de acusação e 2 de defesa), duas pessoas tratadas como informantes, além de três vítimas.

O delegado que presidiu o inquérito policial do caso, Rodrigo Machado Reis, foi a primeira testemunha a depor. Em seguida, foi a vez das irmãs Natali Gabrieli e Júlia Natieli Ribeiro da Silva, ouvidas na condição de informantes por terem tido um relacionamento com dois dos réus. O depoimento delas não foi transmitido pela internet.

A testemunha Cláudia da Silva e Silva também não quis que seu depoimento fosse transmitido. Ela é mãe de uma das colegas de Ronei Jr, estava na festa e presenciou as agressões. Em seguida, foi a vez do ex-colega de turma de Ronei Jr, Gustavo Souza, que estava no evento, e cujo depoimento não foi acompanhado pela internet. Depois, o plenário ouviu Leandro de Souza Silveira, que trabalhava como vigilante de um supermercado, e viu o ataque. Daniel Soares da Silva e Guilherme Brandão Guimarães foram os últimos a prestarem depoimento, arrolados pela defesa do réu Alisson. Eles também não permitiram que os seus depoimentos fossem transmitidos.

O julgamento do caso foi dividido em três júris. O segundo julgamento do caso Ronei Jr é presidido pelo Juiz de Direito Jonathan Cassou dos Santos. No primeiro júri, realizado no mês passado em Charqueadas, três dos dez réus no processo foram condenados a penas de mais de 35 anos de prisão. O terceiro júri será realizado no dia 11 de julho.