TSE detalha projeto de divulgação da totalização de votos à imprensa

Eleitor deve conhecer os candidatos mais votados antes da meia-noite

Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil / CP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou, nesta segunda-feira, aos veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados da apuração dos votos das eleições de outubro.

Durante a reunião, os técnicos do TSE explicaram aos profissionais de tecnologia de informação das empresas jornalísticas modo de funcionamento dos mecanismos de recebimento e transmissão dos dados da totalização.

A ligação entre o sistema do tribunal e as emissoras de rádio e televisão, além das agências de notícias, vai permitir que a população tenha acesso, em tempo real, à apuração dos votos destinados aos candidatos no mesmo dia do pleito. Em geral, com o sistema eletrônico de votação, o eleitor pode conhecer os candidatos mais votados antes da meia-noite.

O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e do Distrito Federal. Em um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais, a votação está marcada para 30 de outubro.