São José dos Ausentes declara luto oficial de três dias por morte de gaúcho na Ucrânia

Douglas Búrigo faleceu em combate na região de Kharkiv, no sábado

Búrigo era natural de São José dos Ausentes | Foto: Reprodução / CP

Após o anúncio da morte de Douglas Búrigo, gaúcho que, de acordo com a família, morreu em combate contra a Rússia, na Ucrânia, o município de São José dos Ausentes, onde ele vivia, decretou, nesta segunda-feira, luto oficial de três dias.

Em uma rede social, junto ao decreto, a prefeitura deixou pêsames à família: “Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Douglas. Que Deus possa confortar vossos corações”.

Ana Abraão, gestora ambiental e amiga da família, ficou sabendo pelas redes sociais do falecimento. Em razão do tamanho do município, muitas pessoas sentiram o impacto. “A cidade está em choque”, disse, em entrevista à Record TV RS.

Segundo Ana, a vontade que Douglas sentia de ajudar o próximo era mais forte do que os apelos da família para não participar da guerra. “Antes de ir pra lá, sempre lutou pelo bem-estar de quem convivia com ele. Ele foi para lá pelo voluntariado, por um mundo de paz”, relata. À irmã, Denise dos Reis, Búrigo disse que queria ser útil na guerra. “Ele queria ir ajudar as pessoas lá”, conta.

A viagem do gaúcho à Ucrânia surpreendeu a família. “Para nós foi tipo de um dia pro outro que ele começou falar em ir. De repente ele já pensava, mas, pelo menos, com a família não comentava”, explica Denise. “Ele sempre foi muito festeiro, com bastante amigos. Durante a semana, ele trabalhava na borracharia e na loja de pneus, nos finais de semana ele ia geralmente para rodeios por aqui na região. Ele sempre foi muito prestativo e ajudava os amigos”, recorda.

A mãe, Cleuza Búrigo, se manifestou em uma rede social, onde escreveu: “Estamos todos arrasados com a noticia da tua partida. E a dor aumenta mais pois não haverá nem uma última despedida. Eu te amo meu filho. Nós te amamos”.

Douglas era primo do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), que se manifestou em uma rede social, confirmando a morte do parente: “Minha solidariedade e sentimentos aos nossos familiares em São José dos Ausentes pela perda do Douglas, que foi atingido em combate na guerra da Ucrânia”.

Búrigo, de 38 anos, chegou à Ucrânia em 22 de maio. Foi o segundo gaúcho a perder a vida na guerra da Ucrânia. O primeiro havia sido André Hack Bahi, de Porto Alegre, há cerca de um mês.

Douglas, que havia servido o Exército Brasileiro nos anos 2000, morreu em um bombardeio na região de Kharkiv, no front de batalha, ainda no sábado. Junto ao gaúcho, faleceu a brasileira Thalita do Valle, de 39 anos, que também era voluntária no combate.

O Ministério das Relações Exteriores ainda não se manifestou sobre o caso e, portanto, não há informações sobre o traslado do corpo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile