Protótipo do novo modelo de abrigo de ônibus é instalado na zona Leste de Porto Alegre

Equipamento está na avenida Ipiranga e permanecerá em testes pelos próximos 15 dias

Foto: Alex Rocha/PMPA

O primeiro protótipo do que pode ser o novo modelo de abrigo de ônibus em Porto Alegre entrou em operação na manhã desta segunda-feira (4). O equipamento está na avenida Ipiranga, em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e permanecerá em testes pelos próximos 15 dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a expectativa é de que os 1.507 abrigos definitivos sejam instalados a partir de agosto, com os ajustes necessários. Ao menos 130 equipamentos do tipo devem estar em uso pelos moradores da Capital até o final deste ano.

“O papel da nossa gestão é melhorar e facilitar a mobilidade humana. Este tema é um dos principais desafios que precisamos enfrentar. Novas soluções e tecnologias como essa, que facilitam a vida dos usuários do transporte público, são o início de um longo caminho que temos pela frente”, afirma o prefeito Sebastião Melo (MDB).

Nas próximas duas semanas, uma equipe técnica irá observar questões estruturais e funcionalidades previstas no equipamento. Serão verificados acabamentos, instalações elétricas, identidade visual, adequação do piso, aplicação do piso tátil e demais especificações aprovadas nos projetos apresentados pela concessionária.

Dois modelos, com dimensões diferentes, estão previstos no contrato. “Tomamos a decisão de ter um equipamento teste, antes dos abrigos definitivos, para avaliarmos alguns pontos que entendemos como fundamentais para atender bem à população”, explica o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Características

Os novos abrigos de ônibus de Porto Alegre terão piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias. Além disso, haverá 100 pontos com câmera e 180 com painel de próxima chegada.

Regiões como Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e pontos de alta visibilidade e demanda, como avenida Ipiranga, Ramiro Barcelos e Cristovão Colombo deverão ser priorizados. A concessão é por 20 anos e o investimento de instalação e manutenção é 100% privado.