Porto Alegre: furtados cabos de energia em oito postes no Parque Marinha do Brasil

Conserto deve ser feito durante a semana

Divulgação SMSURB / PMPA

A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a concessionária IPSul constataram, nesta segunda-feira, o furto de cabos em postes do Parque Marinha do Brasil. Os atos de vandalismo foram registrados na área norte do parque, ainda não contemplada pelo plano de modernização da iluminação. Foram danificados ao menos oito postes. O conserto deve ser feito durante a semana.

A Guarda Municipal vem reforçando as patrulhas em pontos estratégicos, praças e parques da cidade visando combater esse tipo de crime. Também atua de forma integrada com as forças estaduais de segurança para desarticular a cadeia de receptação.

Em caso de luzes apagadas, os contribuintes podem pedir o conserto pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção saem devidamente uniformizadas e com identificação. Em caso de situação suspeita de furto de fiação ou poste, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153.

Revitalização

Por meio da concessionária IPSUL, a SMSUrb finaliza a segunda etapa de revitalização da iluminação do Parque Marinha, que contempla a área sul, com a instalação de cerca de 250 lâmpadas de LED, além da instalação de 78 novos postes de quatro metros e dois postes de 12 metros de altura. A modernização ainda vai contar com cerca de 2,6 mil metros de rede subterrânea.

Parte da modernização da iluminação do parque já ocorreu em uma primeira etapa, entre agosto do ano passado e março deste ano, nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 postes de seis metros, 25 postes de oito metros, dez postes de dez metros, dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o local no fim do dia.