Levantamento revela dificuldade em reter e contratar profissionais de TI

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) identifica uma dificuldade das empresas do setor em reter e contratar profissionais experientes no mercado na Tecnologia da Informação (TI). Conforme o estudo “Força de Trabalho” realizada pela consultoria IDC Brasil em parceria com a entidade, a saída de profissionais que buscaram oportunidades de crescimento profissional e salários mais atrativos no mercado, determinaram a redução de equipes internas em 64% dos entrevistados.

A maioria das 100 médias e grandes empresas entrevistadas (58%) não têm vagas abertas em Tecnologia da Informação (TI). Considerando somente as médias empresas, a ausência de vagas sobe para 68%. Para metade das empresas, a redução da equipe interna ocorreu por contratação de serviços terceirizados e por cortes orçamentários devido a fatores externos, como a pandemia da covid-19.

Das empresas que responderam a pesquisa, 40,6% possuem mais de mil funcionários, 27,7% tem de 500 a 999 colaboradores e o restante está dividido igualmente entre empresas com 250 a 499 funcionários e as que possuem entre 100 e 249 funcionários. Estas organizações envolvem os setores de tecnologia  de grandes empresas de setores tais como manufatura, saúde, comércio, serviços, governo, finanças e educação.

O maior desafio é a oferta de salários mais atrativos (75,2%), seguido de dificuldades como a falta de visibilidade de plano de carreira (48,5%) e benefícios (36.6%).  A maioria das pesquisadas dizem estar dispostas a contratar jovens em programas de inclusão social (77%) e jovens aprendizes (87%), bem como profissionais de tecnologia com mais de 50 anos (67%).

A Abes lançou o RH Tech, um portal que reúne informações sobre vagas, cursos e perfis de profissionais mais procurados no mercado brasileiro de tecnologia, em parceria com a plataforma Trampos, de recolocação profissional.