Operação ocupa três áreas marcadas pelo narcotráfico em Porto Alegre

Ação faz parte da ofensiva Narcos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Houve o cumprimento de 13 ordens judiciais nas vilas Planetário e Papeleiros, além do bairro Cascata | Foto: Ricardo Giusti / CP

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, em conjunto com o 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) da Brigada Militar, deflagrou ao amanhecer desta segunda-feira a terceira edição da Operação Narcos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O principal objetivo da ação foi a ocupação de áreas reconhecidamente marcadas pela atuação do tráfico de drogas em Porto Alegre. Cerca de 100 policiais civis e militares foram mobilizados, tendo apoio de cães de faro.

Houve o cumprimento de 13 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo nove ordens no Loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), três na vila Planetário e um no bairro Cascata. Duas facções criminosas atuam nos três locais.

O diretor de Investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, explicou que os suspeitos foram abordados e residências revistadas. “O objetivo foi principalmente demonstrar presença, coibir a grande quantidade de usuários de drogas que vem diariamente adquirir crack e ainda garantir a paz das comunidades”, frisou. Ele adiantou que “a Brigada Militar vai permanecer nos locais, realizando ações pontuais”.