Começa o segundo júri dos acusados pela morte de Ronei Júnior

Expectativa é de que o julgamento se estenda até três dias

Foto: Juliano Verardi / DICOM / TJRS / Divulgação

Começou na manhã desta segunda-feira o segundo julgamento dos acusados pela morte do adolescente Ronei Faleiro Júnior, ocorrida em 2015, na saída de uma festa em Charqueadas.

Vão a julgamento Alisson Barbosa Cavalheiro, Geovani Silva de Souza e Volnei Pereira de Araújo. Ao todo, dez pessoas foram acusadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) – nove dos réus em um processo e um, em outro. Todos foram acusados dos crimes de homicídio qualificado, três tentativas de homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores.

Além do adolescente, foram vítimas de tentativas de homicídio o pai dele, Ronei Wilson Faleiro, e o casal de amigos Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke. Atuarão em plenário os promotores de Justiça Anahi Gracia de Barreto, Marcio Abreu Ferreira da Cunha, João Claudio Pizzato Sidou e Eugênio Paes Amorim.

O julgamento se iniciou com o depoimento das três vítimas sobreviventes. Depois, serão ouvidas as testemunhas e os três acusados, por fim. Encerrada essa fase de instrução, serão abertos os debates, em que o MPRS e a defesa terão duas horas e 30 minutos cada para se manifestarem. Réplica e tréplica, se houver, serão de duas horas cada. Após, ocorre a votação. A expectativa é de que o julgamento se estenda por dois a três dias.

Série de três júris

O júri de nove dos dez réus, marcado inicialmente para novembro de 2019, acabou sendo dividido em três julgamentos diferentes a pedido da defesa. Peterson Patric Silveira Oliveira, Vinícius Adonai Carvalho da Silva e Leonardo Macedo Cunha foram condenados no início da madrugada de 25 de junho. Jhonata Paulino da Silva Hammes, Matheus Simão Alves e Cristian Silveira Sampaio serão julgados em 11 de julho.

O décimo adulto acusado de envolvimento nos crimes, Rafael Trindade de Almeida, denunciado depois dos demais, é alvo de outro processo. Conforme os promotores, eles formavam o “bonde da aba reta”.