Chuvas: Natal decreta calamidade pública e mais de metade das cidades de Alagoas entra em emergência

Força das águas cavou cratera e forçou a interrupção do tráfego de veículos em um trecho da BR-226, na capital potiguar

Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal

A Prefeitura de Natal (RN) decretou estado de calamidade pública devido aos danos que as chuvas do último fim de semana causaram em vários pontos da capital potiguar e em parte da região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil municipal, entre a sexta e esta segunda-feira, choveu o equivalente a 264 milímetros – mais da metade do esperado para o mês.

As chuvas também causaram transtornos e prejuízos em Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba e São Miguel do Gostoso.

Segundo a diretora de Defesa Civil e Ações Preventivas do município, Fernanda Jucá, ao menos dez pessoas tiveram de ser levadas a uma das três escolas preparadas para receber os desabrigados. Além disso, embora tenham sido afetadas pelas chuvas, 20 famílias do acampamento Emanuel Bezerra e outras 20 do acampamento Palmares receberam colchões e cestas básicas para permanecer nos locais, por opção.

Uma das regiões de Natal mais prejudicadas é a do bairro Felipe Camarão, na zona oeste da cidade. A força das águas cavou uma cratera e forçou a interrupção do tráfego de veículos em um trecho da BR-226. Ao menos uma dúzia de imóveis teve de ser interditada no bairro. Em outros pontos da cidade, lagos como os de São Conrado e Panatis transbordaram. Em Ponta Negra, um dos principais cartões-postais do estado, houve problemas em uma rede de drenagem próxima à praia.

Apesar da previsão contrária, parou de chover nessa manhã e o sistema meteorológico oceânico, que favoreceu a formação das fortes chuvas dos últimos dias começou a perder força.

O decreto municipal que reconhece o estado de calamidade pública, assinado pelo prefeito Álvaro Dias, consta em uma edição extra do Diário Oficial municipal Na prática, a medida autoriza todos os órgãos públicos municipais a executar ações de resposta à situação, incluindo as obras necessárias para reparar a infraestrutura afetada.

Foto: Divulgação/Defesa Civil AL

Outras regiões
A chuva intensa dos últimos dias atingiu ainda outras regiões do Nordeste. Em Alagoas, 56 das 102 cidades entraram em estado de emergência. No município de Rio Largo, o rio Mundaú invadiu casas e lojas, desabrigando ou desalojando milhares de pessoas. Em União dos Palmares, a 80 km de Maceió, o fornecimento de água e energia teve de ser suspenso. Mais de 56 mil pessoas tiveram de deixar os locais onde vivem.

Em Pernambuco, outras 4 mil pessoas também foram forçadas a sair de casa.