Grêmio sofre pressão no fim, mas segura empate com Bahia na Fonte Nova

Tricolor permanece na quarta colocação, mas vê vantagem no G4 reduzir para três pontos na Série B

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Sobrou luta e garra e faltou técnica no 0 a 0 entre Grêmio e Bahia na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, pela 16ª rodada da Série B. Com o resultado, o Tricolor gaúcho permanece na quarta colocação, com 26 pontos, mas vê sua vantagem reduzir para três pontos. O Criciúma, com 23, é a ameaça mais próxima.

Num jogo truncado na maior parte do tempo, o time de Roger Machado segurou a pressão final dos donos da casa, que encontraram a trave aos 47 minutos do segundo tempo e insistiram em lances pelo alto. Além disso, o goleiro Gabriel Grando apareceu bem também em intervenções importantes.

O duelo marcou o retorno do atacante Ferreira, que entrou na etapa complementar após se recuperar de lesão. Agora, a equipe gremista aposta na força da Arena, onde atuará nos próximos dois confrontos: Naútico, na próxima sexta-feira, e Tombense, no outro sábado. Mesmo sem convencer em suas atuações, o Grêmio chega ao décimo jogo sem perder. São três vitórias e sete empates.

Muita transpiração, pouca inspiração
O Grêmio correu, suou e brigou nos primeiros 45 minutos de jogo na Fonte Nova. No entanto, faltou “capricho” nos lances finais para levar uma vantagem ao vestiário. Após uma pressão inicial, em um duelo truncado e amarrado, o time de Roger criou suas chances em contragolpes. Aos 12 minutos, o atacante Elias protagonizou o primeiro chute do jogo, da esquina da área, mandou pela linha de fundo.

Na sequência, novamente em velocidade, ele desperdiçou uma importante oportunidade. O camisa 18 arrancou do meio de campo e entrou bem na área sem marcação. No entanto, demorou para finalizar, a defesa se recuperou, e ele saiu com a bola pela linha de fundo.

O clima das arquibancadas lotadas motivava o Bahia, que chegava na base da “força” das mais de 42 mil vozes. O zagueiro Bruno Alves deu corte limpo em cima do meia Daniel dentro da área, evitando uma perigosa finalização. Pelo alto, o colombiano Rodallega assustou em desvio de cabeça.

O avançar do relógio foi deixando o jogo franco. O Tricolor gaúcho se portou de maneira interessante, especialmente em comparação consigo mesmo e na maior troca de passes no meio de campo. O Esquadrão de Aço buscava as saídas rápidas sob o comando do meia Lucas Mugni e do lateral Matheus Bahia. Aos 30, o argentino passou por Rodrigo Ferreira dentro da área, mas Geromel conseguiu salvar o lance.

Os últimos dez minutos contaram com cobranças de escanteio em sequência feitas pelo colombiano Campaz. O camisa 7 levantou a bola na área diversas vezes. Na melhor delas, Elias tocou torto e o goleiro Danilo Fernandes espalmou pela linha de fundo.

Susto no final
Sem trocas de jogadores, foi gremista a primeira chance do segundo tempo. O lateral Rodrigo Ferreira recebeu dentro da área e cruzou para Bitello, que livre na esquerda, furou em bola. A resposta baiana chegou rapidamente. Rodallega obrigou grande defesa do goleiro Gabriel Grando em chute forte e rasteiro.

Aos 15 minutos, o atacante Ferreira voltou a atuar pelo time gremista após realizar cirurgia. Ele ganhou a vaga de Elias no campo. Com 20 minutos de etapa complementar, o cenário seguia semelhante: muita briga, luta e marcação.

Caindo de produção, o Tricolor teve as entradas de Emerson e Pedro Lucas nas vagas de Campaz e Janderson, aos 26 minutos. O Bahia foi aumentando seu ritmo sob os apupos das arquibancadas. Aos 29, o goleiro Grando evitou o gol em chute de chapa de Rodallega dentro da área.

Ricardinho e Sarará entraram nos lugares de Thiago Santos e Diego Souza. A partir dos 40 minutos, a torcida se animou e o Grêmio viveu seu pior momento. Os donos da casa foram para uma pressão importante nos minutos finais com cruzamentos para a área em sequência. Aos 47 minutos, em erro de Bruno Alves, o atacante Davó saiu na cara de Grando e encontrou a trave direita. Ali, se foi a última chance do jogo e o Grêmio conseguiu o empate.

Brasileirão Série B – 16º rodada
Bahia 0

Danilo Fernandes; André, Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Emerson Santos (Lucas Falcão), Patrick, Mugni (Davó) e Daniel; Raí (Vitor Jacaré) e Rodallega (Marcelo Ryan). Técnico: Enderson Moreira.

Grêmio 0

Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Sarará), Bitello, Janderson (Emerson), Campaz (Pedro Lucas) e Elias (Ferreira); Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Roger Machado.

Cartões amarelos: Geromel e Janderson (Grêmio) Raí e Matheus Bahia (Bahia).
Árbitro: Raphael Claus (SP).
Horário: 16h.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Público total: 42.466 torcedores