Caso Ronei: julgamento de outros três réus começa nesta segunda, em Charqueadas

Alisson Cavalheiro, Geovani Souza e Volnei Araújo vão sentar no banco dos réus

Adolescente tinha 17 anos quando foi espancado na saída de uma festa. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) retoma, nesta segunda-feira (4), os julgamentos dos envolvidos na morte de Ronei Faleiro Júnior, em Charqueadas, na Região Carbonífera. Mais três pessoas vão sentar no banco dos réus: Alisson Barbosa Cavalheiro, Geovani Silva de Souza e Volnei Pereira de Araújo.

Desta vez, 15 testemunhas serão ouvidas: seis de acusação e nove das defesas. Os acusados respondem pelos crimes de homicídio qualificado (meio cruel e recurso que dificultou a defesa), três tentativas de homicídio qualificado (motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa), associação criminosa e corrupção de menores.

A previsão é de que os trabalhos durem três dias. Ao todo, nove foram processados pela morte de Ronei. O júri foi dividido em três partes, sendo que a primeira delas chegou ao fim no último dia 25, com a condenação de todos os réus. As penas atribuídas pelo Conselho de Sentença variam de 35 a 38 anos de prisão, em regime fechado.

À época dos fatos, todos os réus tinham entre 18 e 21 anos. Sete adolescentes também foram apontados como suspeitos no caso. Quatro deles cumpriram medidas socioeducativas, e três foram absolvidos. As defesas argumentam que a vítima morreu em razão de um sangramento agravado por uma doença autoimune.

Relembre o caso

Ronei Faleiro Júnior, que tinha apenas 17 anos, foi atacado na saída da festa de sua turma no Ensino Médio, que acontecia no Clube Tiradentes, em Charqueadas. O jovem estava acompanhado de dois amigos, Richard e Francielle, que também foram alvos. O pai da vítima, que tinha ido buscá-lo, é outro que foi brutalmente agredido.

Os réus faziam parte de um grupo conhecido como “Bonde da Aba Reta”. Eles teriam perseguido o grupo, arremessando garrafas contra as vítimas. Depois, cercaram os três adolescentes, que tentavam entrar no carro. Ali, agrediram Ronei Júnior com chutes e socos. A dinâmica do crime foi registrada em câmeras de monitoramento.

A motivação da briga teria sido o fato de Richard ser de São Jerônimo, cidade vizinha a Charqueadas. Os feridos chegaram a ser levados ao Hospital de Charqueadas e, depois, ao Hospital Santo Antônio, de Porto Alegre. O adolescente, entretanto, morreu na ambulância. Os fatos foram registrados em 1º de agosto de 2015.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile